Realizar uma Transformação Ágil não é fácil.
Organizações mais tradicionais são construídas sobre uma estrutura hierárquica mais rígida e dividida em silos, dificultando a colaboração entre as equipes e o fluxo de informações.
Já as organizações ágeis possuem uma estrutura hierárquica mais horizontal e flexível. Suas estruturar são baseadas em uma rede de times multifuncionais que operam em ciclos rápidos de experimentação, aprendizado e tomada de decisão.
Agile é, acima de tudo, uma forma de pensar. Sem uma mentalidade orientada a valor, as empresas, mesmo adotando metodologias ágeis, verão poucos benefícios. Por outro lado, quando se estabelece uma cultura ágil, com líderes e equipes com uma mentalidade ágil, as mudanças tendem a ser mais efetivas e duradouras.
O que é uma Transformação Ágil?
A transformação ágil é quando uma organização faz a transição completa para uma abordagem ágil. Essa transição não se limita a uma área, equipe ou departamento.
Para que uma empresa seja verdadeiramente ágil, todos os funcionários de todas as áreas devem adotar os valores e princípios no Manifesto Ágil. Isso significa uma vontade da empresa em trabalhar de forma mais adaptativa, colaborar de forma eficaz e se comunicar abertamente.
Para uma Transformação ágil efetiva, a empresa deve abranger sua estrutura, pessoas, processos e tecnologias. Deve adotar uma abordagem iterativa e incremental, executando mudanças em ciclos, coletando informações e aprimorando o modelo, sem a necessidade de planejar todo passo a passo desde o início.
Benefícios de uma Transformação Ágil
Os benefícios de uma transformação ágil dependerão do nível de compromisso com a mudança. Uma mudança de cultura e mentalidade de todas as pessoas dentro da organização é fundamental.
Alguns dos benefícios organizacionais de uma transformação ágil podem incluir:
Aumento da satisfação do cliente
Maior engajamento dos colaboradores
Melhoria da performance operacional
Entrega de valor acelerada para os clientes
Melhor colaboração e coordenação em toda a organização
Compreensão e uso mais claros de dados mensuráveis
Melhor a visibilidade operacional
Rápida adaptação à mudança
Melhor comunicação e rápida toma da decisão
Otimização de custos
Desafios da Transformação Ágil
Como mencionado, a transformação ágil é uma jornada que requer muito esforço.
Mudar o comportamento e os padrões de pensamento é um dos maiores desafios para transformação efetiva. Isso se deve a décadas trabalhando em ambientes de comando e controle, onde nem sempre as opiniões ou ideias individuais são bem-vindas.
Seguem alguns dos obstáculos mais comuns para uma transformação ágil nas empresas:
Não colocar a cultura em primeiro lugar sobre todo o resto
Falta de patrocínio do Executivo
Não ter um backoffice estável para dar suporte ao ágil
Relutância à mudança
Não tratar o ágil como uma prioridade estratégica
Expectativa de grandes mudanças e resultados no curtíssimo prazo
Não investir na capacitação da empresa
Falta de clareza e direcionamento
Falha em comunicar visão e estratégia para uma transformação ágil
Qual a diferença entre Transformação Ágil e Utilização do Ágil?
Adotar alguma metodologia ágil em algum projeto ou área é confundido muitas vezes com uma Transformação Ágil. Está adoção é muito pontual, causando pouca mudança estrutural e cultural na empresa.
Por outro lado, uma Transformação Ágil requer muito mais mudanças. Como afeta toda empresa, requer planos mais abrangentes, incluindo mudanças na cultura organizacional, estrutura de hierárquica, cargos e responsabilidades, processos, sistemas, valores, entre outras.
Qual a diferença entre Transformação Ágil e Transformação Digital?
Enquanto a transformação ágil requer uma mudança abrangente na empresa, a transformação digital foca na implementação de tecnologias digitais para substituir processos manuais e obsoletos por novos.
Ambas as transformações podem ser complementares, pois ambas buscam implementar novas práticas para atender as necessidades do cliente e crescer o negócio. Uma abordagem ágil ajudará os times a acompanhar as mudanças e se adaptar rapidamente as rápidas mudanças e dificuldade de implementação de novos processos e tecnologias nas empresas.
Passos importantes para uma transformação ágil
Depois de entender o que é uma transformação ágil, se sua empresa precisa de uma e ela está realmente preparada, você pode iniciar o processo.
Considere alguns pontos importantes
Certificar-se de que os executivos estejam comprometidos e saibam o que vai acontecer
Determinar seus objetivos e resultados chave para atingir esses objetivos
Inspeção, adaptação e aprendizados frequentes
Criar um plano de implementação
Construir equipes e determinar metodologias que serão utilizadas
Treinar as pessoas e times
Desenvolver um plano de comunicação
Conclusão
Portanto, investir em cultura na jornada para a agilidade é essencial.
Agile é, acima de tudo, uma mentalidade. Sem a mentalidade correta, todas as outras partes da transformação ágil podem ser implementadas, mas as empresas verão poucos benefícios.
Por outro lado, quando líderes e equipes têm uma forte mentalidade ágil e objetivos claros, somente isso costuma ser suficiente para o surgimento de um modelo operacional ágil bem-sucedido.
Fonte:
BLOG AGILE 4 GROWTH. O que é Transformação Ágil?. 2022. Disponível em: <https://agile4growth.com.br/blog/mentalidade-agil/transformacao-agil/>. Acesso em: 02 ago. 2022.