Hoje vamos falar um pouco
sobre o profissional responsável pelo atendimento de comunicação. Ele é a ponte
entre o cliente (interno ou externo) e a área de comunicação e criação, além de
ser o primeiro contato e o facilitador das entregas que atendam às expectativas
do contratante.
O processo da comunicação de
atendimento pode ser eficiente e eficaz. A eficiência está relacionada com os
meios utilizados, enquanto a eficácia está relacionada com o objetivo de
transmitir uma mensagem com significado. Ou seja, uma deve completar a outra.
Comunicar significa
compartilhar, e não apenas falar ou escrever. Ela envolve uma via de mão dupla
onde transitam significados comuns entre duas ou mais pessoas, evitando ruídos
na comunicação e falhas no atendimento. Mas como se comunicar de forma ágil?
Como ser o facilitador nesse processo de relacionamento? E quais as
competências importantes o profissional de atendimento precisa desenvolver? É
isso o que veremos a seguir:
Saiba ouvir: mais
do que saber falar, saber ouvir é o primeiro ponto que destaco. Entenda o que
cliente quer, não ignore suas colocações, incentive que ele fale e exponha seus
desejos. Se interesse por sua história, por sua experiência. Muitas vezes essas
longas conversas apontam o que de fato ele quer.
Importe-se em resolver: nem
sempre temos as soluções de prontidão para as demandas que recebemos, mas devemos
nos esforçar para buscar as respostas. Portanto, consulte e esgote todas as
fontes disponíveis. Nunca dê um não de imediato sem analisar toda a situação e
demonstre seu interesse em buscar soluções.
Seja assertivo: evite
rodeios e respostas muito longas. Muitas trocas de e-mails para falar de um
mesmo assunto torna o trabalho cansativo. Se prepare para as reuniões elencando
tópicos, escreva e-mails com respostas direitas e nunca deixe pontos em aberto.
Se não tem a resposta naquele momento, explique que não a possui e que vai
buscar solução. Se tem, inicie sempre com sim ou não. Evite o desgaste.
Conheça a rotina de seu time: muitas
vezes recebemos demandas com prazos apertados ou fora do escopo de comunicação.
Portanto, esteja sempre alinhado com o time de criação. Converse sempre sobre o
processo criativo, saiba quais insumos você precisará levantar, quais os prazos
necessários para as entregas. Use a tática do D+1. Se sabe que pode entregar em
três dias, dê o prazo de quatro dias. Ter um dia para ajustes internos pode
fazer a diferença. Ter esse conhecimento ajuda a filtrar as demandas e fazer
com que elas venham completas.
Estude o negócio: fazer
atendimento de comunicação não significa que você precisa ter apenas
conhecimento das ferramentas de comunicação. Muitas vezes você vai falar sobre
negócios diversos: o preço da gasolina, segurança e saúde, questões de meio
ambiente, exploração em águas profundas, etc. As possibilidades são infinitas.
É preciso estar antenado. Você conhece o seu cliente? Sabe com o que ele trabalha?
Conhece o organograma e a estrutura da empresa dele? Conhece os clientes e stakeholders
que ele precisa atingir na sua comunicação? Está a par das notícias sobre o
setor? Não espere que essas informações venham do cliente. Antecipe-se,
pesquise, procure informações externas, leia sobre a área de atuação dele. Isso
faz toda a diferença na interpretação das demandas e na qualidade das entregas.
Não deixe seu cliente sem
resposta: tenha o hábito de responder todas as demandas. Por vezes,
alguns e-mails ficam em nossa caixa de entrada e interpretamos que não é
necessário respondê-los. Sempre responda, mesmo que seja apenas para informar
que está ciente. Você é o canal de comunicação entre o cliente e a área de
comunicação. E não demore a dar um retorno.
E, por fim, seja cordial:
utilize palavras certas e o tom de voz adequado, fale pausadamente, evite
gírias. Você pode ser informal sem deixar de ser cordial. Transmita conforto e atenção. Mesmo na
comunicação escrita, transmita cordialidade. Inicie um e-mail cumprimentando
seu cliente e nunca esqueça de agradecer. Se despeça, use frases que aproximam.
Como vai? Espero que bem. Bom fim de semana, boa semana de trabalho, obrigada
pelas informações, conte comigo... Use a sua criatividade.
O atendimento é o cartão de
visitas, o primeiro contato, a pessoa que vai filtrar as demandas, pesar as
expectativas. Você está lidando com pessoas. Use as competências acima para ordenar
a rotina e construir um relacionamento saudável. O seu trabalho é um serviço
intangível que está ligado diretamente a forma como você se comporta no
processo.
O atendimento tem em mãos uma
ferramenta para sua conquista e, assim, um trabalho com mais retornos positivos
e favoráveis para ele, para a empresa e para o cliente.