Já
parou pra pensar que o que falamos e como falamos diz muito sobre nossa visão
do mundo? É por meio da comunicação que estabelecemos vínculos, trocamos
informações e ideias, ampliamos nosso conhecimento e solucionamos problemas.
Mas como essa mensagem está sendo recebida? Há compreensão de verdade do
outro?
O primeiro passo para se comunicar de forma eficaz é evitar falar do que você não tem um real conhecimento. Antes de fazer afirmações ou argumentar, é preciso pesquisar e se informar com fontes fidedignas para não perder a credibilidade. É preciso ter embasamento, expor ideias sem perder o foco, evitar julgamentos e tentar não impor um ponto de vista sobre outro. A maneira como você se expressa pode garantir excelentes resultados. Então seja assertivo e expresse de forma objetiva suas intenções.
Quanto mais humana a abordagem, maior a conexão. Quando você cuida da forma de se comunicar, você está cuidando das suas relações. E podemos fazer isso utilizando algumas técnicas das linguagens verbal e não verbal:
Linguagem verbal
- Seja objetivo
- Use argumentos de forma clara
- Diga não sem sentir culpa
- Defenda seus pontos de vista sem ser inflexível
- Aceite críticas
- Se coloque no lugar do outro e pratique a empatia
- Preste atenção na reação da outra pessoa
Linguagem não verbal
- Tenha escuta ativa
- Mantenha contato visual. Olhe naturalmente nos olhos do locutor ou em sua direção
- Acene com a cabeça para mostrar que você está focado e compreendendo. Esse é o elemento mais poderoso de demonstrar a participação ativa
- Espelhe a postura do orador para mostrar que concorda com as intenções dele e que estabeleceu uma conexão
- Use gestos e posturas amigáveis
Em tempos de pandemia, estamos utilizando muitas ferramentas para nos aproximar. Logo, praticar essas abordagens se tornou algo ainda mais necessário nos ambientes virtuais de trabalho. A partir do momento que mudamos a maneira como nos comunicamos, podemos melhorar a dinâmica de uma equipe. Nem sempre é fácil chegar ao tom exato de um e-mail corporativo ou de mensagens instantâneas, mas há alguns recursos para que a mensagem enviada seja feita de forma eficaz.
- Peça feedbacks
- Simplifique a mensagem
- Utilize recursos visuais quando for preciso comunicar assuntos complexos
- Priorize a comunicação por videochamada, uma vez que essa forma permite que as pessoas possam se expressar com mais facilidade
Cooperação x colaboração
Outro ponto importante para uma comunicação eficiente é entender a diferença entre cooperação e colaboração. Cooperar é oferecer ao outro o que ele precisar no momento que ele solicitar. Colaborar é trabalhar junto. Por exemplo, enviar e-mails pedindo a colaboração da equipe para responder uma pesquisa na verdade é cooperar. Porque a empresa precisa daquela resposta em um determinado prazo que atende exclusivamente a companhia.
Agora colaborar, por sua vez, é identificar o que precisa ser realizado, definir etapas do projeto a ser desenvolvido e determinar uma forma colaborativa de espaço para o trabalho em conjunto.
Um
ambiente amigável e colaborativo para compartilhar ideias melhora as
oportunidades de sucesso da equipe. E uma comunicação eficaz é fundamental para
que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa sem margem para
dúvidas.