COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: O QUE É E COMO APLICÁ-LA?

Se você reparar, as empresas hoje utilizam estratégias de marketing variadas para sempre estarem em contato com seus clientes. Podemos citar, por exemplo, as redes sociais, e-mails, propagandas na televisão e até mensagens anexadas nos produtos enviados. 

 

Isso acontece, pois, com o passar do tempo, os clientes se tornam mais exigentes. Eles não querem somente consumir o produto, mas também saber como a marca se posiciona. É nessa hora que estratégias como a comunicação integrada de marketing entra. 

 

O que é a comunicação integrada? 

 

A comunicação integrada é o planejamento de estratégias que envolve todos os canais de comunicação de uma organização. Assim, a companhia consegue oferecer ao seu público uma experiência mais agradável e, ao mesmo tempo, mantém um padrão nos meios que usa para se comunicar. Hoje existem inúmeras plataformas. Por isso, um negócio de sucesso deve estar em pelo menos duas delas para alcançar o maior número de pessoas. 

 

Com o surgimento do marketing digital, as empresas precisaram se inovar e criar estratégias para chegar até o seu público-alvo. Porém, não é suficiente só estar nesses canais de comunicação.  É preciso ter um plano de ação. O cliente não pode ser recebido de uma forma nas redes sociais e ter um atendimento diferente quando entra em contato com a marca. Além disso, essa marca deve ter uma identidade e mantê-la em todos os meios que utiliza. 

 

A comunicação integrada gera muitos benefícios, como: 

 

  • Reforça a imagem da marca; 

  • Previne informações falsas; 

  • Diminui a chance de crises internas; 

  • Diminui fofocas e boatos entre os colaboradores; 

  • Impacta na imagem que o cliente tem da empresa; 

  • Constrói um posicionamento sólido da marca. 

 

O que é a comunicação integrada de marketing? 

 

A comunicação integrada de marketing (ou comunicação mercadológica) utiliza da persuasão para se comunicar e tem como objetivo divulgar os produtos e, consequentemente, vender mais. Ela é usada para fazer um planejamento global de comunicação, utilizando várias estratégias e técnicas para chegar no objetivo final. Quando usada de forma correta, a comunicação integrada de marketing valoriza a marca. 

 

Algumas técnicas utilizadas pela comunicação integrada de marketing são: 

 

  • Administração de vendas: onde os vendedores contatam possíveis clientes; 

  • Comunicação pela internet: utilizam e-mails, patrocínios e as redes sociais para divulgar a marca; 

  • Eventos: criam eventos para se comunicar com a audiência desejada; 

  • Propaganda: apresentam um produto por meio de um patrocinador ou emissor; 

  • Marketing direto: estabelecem uma comunicação direta e personalizada com a clientela: 

  • Merchandising na TV: colocam produtos ou serviços em propagandas durante os programas de televisão; 

  • Relações públicas: protegem a imagem da companhia e criam boas relações com o público-alvo. 

 

Somos bombardeados de forma constante com informações e propagandas que ficam em nosso subconsciente. Dessa forma, quando precisamos de algum produto, lembramos automaticamente de alguma propaganda e a tendência é comprarmos daquela marca. Por esse motivo, estar em todos os meios de comunicação é tão importante. 

 

Como aplicar a comunicação integrada de marketing? 

 

Como toda boa estratégia, a comunicação integrada de marketing deve ser bem planejada para ser efetiva. E, como todo planejamento, o primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado ou análises baseadas nos clientes fiéis da própria organização. Uma vez que ela conhece sua audiência, é mais fácil decidir em qual canal de comunicação apostar para atingi-la. 

 

O segundo passo é definir o objetivo final. Quando temos uma meta, é mais fácil decidir o que fazer para alcançá-la. Um plano de comunicação integrada de marketing geralmente tem prazo de validade, já que na internet as pessoas costumam mudar seus hábitos com frequência. Então, uma dica é colocar objetivos de curto, médio e longo prazo, e fazer o possível para realizá-los no tempo estimado. 

 

O terceiro passo é integrar os canais de comunicação para garantir que haja uma continuidade. É importante treinar a sua equipe para que todos trabalhem de acordo com a política e cultura da empresa.  

 

O último passo é contar com a ajuda de tecnologias que podem ajudar na implementação dessa estratégia. Sistemas e softwares de automação de e-mails e postagens estão entre as soluções mais utilizadas. Por meio deles, é possível executar e agendar diversos processos, bem como monitorar os resultados. 

 

Principais barreiras da comunicação integrada de marketing 

 

alguns obstáculos que atrapalham a implementação da comunicação integrada de marketing. Logo, saber identificá-los é o primeiro passo para vencê-los. 

 

O primeiro que podemos destacar é o mais comum: a falta de recursos. Podemos incluir nesse item a falta de dinheiro, ferramentas e pessoas necessárias. Nesse caso, a saída está em se adaptar e buscar soluções, como tecnologias mais em conta e adaptáveis, terceirizar certos serviços e sempre ficar de olho em alternativas que o mercado oferece. 

 

A segunda barreira mais frequente é a falta de apoio. Infelizmente, ainda existem indivíduos de mente fechada que acreditam que a comunicação integrada de marketing é perda de tempo. Isso pode ser um grande problema, pois a colaboração da empresa como um todo é essencial para o sucesso dessa implementação. 

 

Porém, a solução pode ser mais fácil do que você imagina. O melhor caminho é a conscientização dos colaboradores. Isso pode ser feito de várias maneiras, como através da oferta de materiais de suporte, palestras e informativos de dados positivos. 

 

Outra dificuldade a ser batida é o recolhimento de dados. Como a comunicação integrada de marketing reúne todos os setores de um negócio, o recolhimento desses dados pode ser algo difícil de se fazer manualmente. Entretanto, existem hoje no mercado diversos sistemas e softwares que reúnem essas informações e ainda auxiliam nas tomadas de decisões. Esses programas têm se mostrado uma boa solução para o problema em questão. 

 

Uma boa comunicação é de extrema importância para a melhoria de processos e pode ser o que a sua empresa precisa para se destacar no mercado. Vencendo esses obstáculos citados, será muito mais fácil implementar a comunicação integrada de marketing na sua organização.