COMO A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AUXILIA NA GESTÃO DO SEU NEGÓCIO?

A comunicação empresarial ou comunicação corporativa é um grande desafio para a maioria das organizações. Você já ouviu falar que uma boa relação depende diretamente de uma boa comunicação? Na área dos negócios isso não é diferente. 

 

A comunicação empresarial é o elo que une a equipe de trabalho. E a empresa que não leva a comunicação corporativa a sério pode ter sérios problemas no futuro. Essa falta de comunicação impacta de forma negativa os resultados e a eficiência dos projetos da companhia. 

 

O que é a comunicação empresarial? 

 

A comunicação empresarial é uma série de ações, estratégias, processos e esforços que tem como objetivo promover a interação interna e externa de uma empresa. Uma boa estratégia comunicativa é capaz de aumentar a confiabilidade de um negócio, tanto com os clientes como com seus colaboradores. 

 

A comunicação empresarial pode ser subdividida em três grupos: assessoria de imprensa, comunicação interna e marketing. A primeira fica a cargo de divulgar a companhia nos meios de comunicação. Ela é a fonte confiável para as reportagens e cria planejamentos para caso ocorra uma crise de imagem na marca.  

 

Já a comunicação interna trabalha, como o próprio nome diz, com o público interno, ou seja, com os fornecedores, colaboradores e parceiros. E o marketing cuida de tudo o que é divulgado pela empresa na internet, como as postagens nas redes sociais e nos blogs. 

 

Por isso, a comunicação empresarial pode ser considerada uma estratégia que une as áreas supracitadas mais o RH e os executivos. Todos eles trabalham juntos para que as informações e os valores da organização sejam transmitidos em sintonia e de forma clara para evitar más-interpretações dos públicos-alvo. 

 

A evolução da comunicação empresarial 

 

Antigamente, os negócios só se preocupavam com a sua imagem externa. Porém, com a ajuda da tecnologia, os colaboradores ficaram cientes de seus direitos. Logo, as pessoas começaram a se importar mais de onde vem os seus produtos, quem os produz e como são feitos. 

 

Isso aumentou a importância do caráter humano das corporações e, hoje, existem muitos meios em que elas podem se comunicar com seus funcionários e clientes. Há alguns anos, as companhias só conseguiam atingi-los de forma lenta e aos poucos. Porém, isso mudou. Agora, com apenas alguns cliques, já é possível transmitir a mensagem desejada com pessoas do mundo todo e com qualidade. 

 

Por esse motivo, investir em tecnologias para comunicação empresarial é cada vez mais essencial. Essas ferramentas podem fazer uma grande diferença no modo como a empresa se relaciona com seus públicos. 

 

É muito importante saber se posicionar e usar essa estratégia comunicativa a favor da empresa. Saber lidar não só com as pessoas que gostam da marca, mas também com aquelas que não gostam pode ser difícil. Mas, às vezes, as pessoas só desejam ser ouvidas e terem seus problemas solucionados. E é ao fazer isso que a organização pode se beneficiar das reclamações e conseguir mais clientes. 

 

Os benefícios da comunicação empresarial  

 

A comunicação empresarial permite que os negócios desenvolvam e mantenham uma identidade corporativa, já que todos conseguem entender o objetivo a ser alcançado. Ela também melhora o clima organizacional, já que os funcionários sabem de tudo o que acontece na companhia. 

 

Assim, eles se sentem mais envolvidos e motivados a realizar suas tarefas e trabalhar em conjunto. Por manter uma comunicação transparente e se posicionar, a empresa consegue mais destaque e respeito, e isso fortalece sua própria cultura. 

 

Uma boa comunicação também diminui especulações, fofocas e rumores internos, até porque todos já estarão cientes sobre o que está acontecendo.  

 

Todos esses benefícios citados auxiliam nos resultados que podem ser atingidos pelos colaboradores e pela companhia. Quando cada profissional alcança suas metas e objetivos, a organização só tem a ganhar. E isso se torna ainda mais importante quando falamos em tempos de crise.  

 

É muito mais fácil unir e direcionar os esforços para superar desafios grandes e delicados. Esses benefícios já mostram o quão importante é investir em uma comunicação empresarial. 

 

Como melhorar a comunicação empresarial da empresa? 

 

Existem muitas formas de começar uma comunicação empresarial efetiva. A primeira é colocar na prática a cultura organizacional, pois não adianta nada ter uma e não a utilizar. Para isso, um negócio pode usar vários meios, como vídeos, palestras e projetos voluntários. 

 

Outra forma de melhorar a comunicação empresarial é valorizando o trabalho dos funcionários. O profissionalvai querer dar seu melhor se ele for incentivado a isso. Um exemplo que geralmente traz bons resultados é o bônus por produtividade.  

 

O que mais os incomoda são as reuniões muito longas e não produtivas. Portanto, é interessante investir em encontros mais informais, em que o gestor consiga conhecê-los melhor. Isso faz com que as reuniões aproximem mais as equipes e se tornem menos reativas e mais participativas. Uma comunicação efetiva é aquela em que os dois lados troquem conhecimentos 

 

É importante sempre solicitar que os colaboradores compartilhem ideias e feedbacks. Mais do que isso, o ideal não é apenas pedir pelos pensamentos dos funcionários, mas também os escutar. Isso faz toda a diferença.  

 

Não podemos esquecer que a comunicação empresarial também é aquela feita com o público. A comunicação externa, via redes sociais, aproxima as pessoas e podem transformá-las em futuros clientes. 

 

Então, uma dica valiosa é conhecer essa audiência e se adequar à personalidade dela. Ao fazer isso, você conseguirá saber o melhor momento para investir em um produto. Consequentemente, o lucro fica maior e a empresa cresce mais rápido. 

 

O negócio que não cuida da sua comunicação empresarial corre muitos riscos, como a perda da clientela, uma má reputação e, inevitavelmente, grandes prejuízos financeiros. Desse modo, uma empresa que procura sempre melhorar não deve negligenciar a comunicação interna e nem externa.