BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO RPA PARA AS EMPRESAS

O Robotic Process Automation, ou RPA, é uma nova solução digital. Ela tem como objetivo automatizar processos e demandas repetitivas por meio do uso de robôs e aprendizado de máquina.  

 

No meio corporativo, empresas usam a ferramenta para automatizar processos básicos e repetitivos, como o envio de e-mail e até aprovação de relatórios. Com isso, elas facilitam muito a execução de tarefas simples do dia a dia. 

 

Como funciona o RPA? 

 

RPA pode ser traduzido como a Automatização Robótica de Processos e, como o nome mesmo sugere, ela serve para automatizar processos internos por meio de robôs e softwares. 

 

Quando um negócio implementa essa solução tecnológica, ele conta com uma mão de obra robótica. Dessa forma, o robô é o responsável por receber e interceptar dados, enviar respostas pré-fabricadas e passar adiante informações sobre processos concluídos ou atrasados. 

 

Por meio da robotização da infraestrutura digital, é feita a automatização dos processos. Desse modo, um profissional que trabalha com tecnologia, cria um bot com um propósito pré-definido para cuidar de determinada tarefa. Ele, então, pode ser implementado, mudado e até retirado sem que prejudique o fluxo de trabalho da companhia. 

 

Com a ajuda do RPA, o gestor consegue diminuir a repetição das atividades, agilizar etapas e, inclusive, aumentar a quantidade de clientes. 

 

Os 6 principais benefícios do RPA  

 

Hoje, praticamente todos os tipos de processos podem ser automatizados por meio de robôs, desde os mais simples aos mais complexos. Se engana quem pensa que somente as grandes organizações podem implementar essa solução tecnológica. Pequenas empresas também podem alcançar novos níveis processuais por meio da automação robótica. 

 

O RPA é capaz de executar tarefas como digitar informações, inserir dados, capturar imagens, entre outras atividades. Sua adoção traz benefícios tanto para o negócio como para a satisfação dos clientes, como: 

 

1 - Redução de custos 

 

Com o RPA, é possível cortar diversas despesas, especialmente aquelas relacionadas às equipes operacionais. Para se ter uma ideia, a redução de custos com trabalhadores pode cair de 25% a 60%, dependendo da organização.  

 

Isso acontece porque é mais em conta ter robôs de software do que funcionários em tempo integral, já que, diferente dos humanos, os sistemas são programados para fazer as tarefas repetidamente e sem erros. Assim, o trabalho é realizado de forma mais rápida e com qualidade constante. 

 

2 - Rapidez no serviço 

 

Os processos administrativos podem reduzir a velocidade dos negócios. Por exemplo, um funcionário perde muito tempo inserindo dados de formulários ou copiando dados entre sistemas manualmente. Em contrapartida, os bots conseguem realizar essa tarefa em uma velocidade muito maior e sem interrupções. 

 

Outra maneira de utilizar de forma inteligente essa tecnologia é configurar o robô para enviar e interceptar arquivos necessários para o funcionamento da empresa. Desse modo, ela conseguirá automatizar certos processos e realocar os funcionários para serviços mais relevantes. Isso gera um ganho de agilidade enorme, e os funcionários passam a fazer entregas de serviço mais rapidamente, sem comprometer a qualidade do produto final. 

 

3 Maior satisfação dos clientes  

 

Um exemplo comum de falha humana é a digitação de dados errados. Esse é um dos erros mais difíceis de serem corrigidos, tendo em vista a dificuldade de identificar corretamente o cliente e seu caso no processo. Logo, é provável que seja necessário encaminhar esse cliente a um canal presencial, gerando insatisfação e dores de cabeça. Com o RPA, casos assim não irão mais acontecer, o que poupará a empresa de muitas reclamações.  

 

É importante ressaltar que a ferramenta não é livre de erros. Porém, se as operações forem verificadas periodicamente, a garantia de um serviço sem falhas é quase 100%. 

 

4 - Satisfação dos funcionários 

 

Uma pesquisa mostra que funcionários felizes são 31% mais produtivos. E ninguém gosta de ficar o dia todo copiando dados de um sistema para outro. Pensando nisso, o RPA é capaz de aumentar o empoderamento dos trabalhadores, pois eles podem se concentrar em tarefas muito mais interessantes e úteis, aumentando a satisfação deles com o trabalho. 

 

A solução também abre espaço para que esses profissionais façam contribuições e se coloquem à disposição para a realização de atividades, gerando benefícios reais para as empresas. 

 

5 - Possibilidade de crescer com segurança 

 

Mesmo com regras rigorosas, é possível que um colaborador distraído e desatento deixe vazar dados confidenciais que podem colocar a companhia em perigo. Somado a isso, ainda há a chance do armazenamento desestruturado de informações trazer muitos prejuízos. 

 

Como o RPA passa a responsabilidade de todas as tarefas rotineiras para os robôs, isso permite que os recursos intelectuais sejam investidos no desenvolvimento de estratégias de crescimento da empresa. 

 

Para uma organização menor, isso seria essencial para o seu sucesso e desenvolvimento, uma vez que a utilização do RPA pode ser considerada uma vantagem na competição com empresas maiores do mesmo ramo. 

 

6 - Compliance 

 

Uma boa gestão do fluxo de informação é fundamental para que o negócio fique em regularidade. Os sistemas RPA contam com backlogs que armazenam o histórico dos processos que foram automatizados. Assim, as companhias conseguem extrair relatórios com regularidade em eventos de auditoria. 

 

Outro benefício é que a segurança desses dados é muito maior, já que esses softwares permitem que somente os usuários acessem e editem os sistemas e dados sigilosos.  

 

O uso de Robotic Process Automation já está virando tendência devido às suas inúmeras aplicações. Quanto mais observamos a implantação dessa solução tecnológica, mais entendemos a razão do seu sucesso. Para quem deseja uma alternativa inteligente para a sua empresa alcançar a maturidade digital e acelerar seu crescimento, a adoção do RPA é essencial.