Quando falamos de decisões importantes, o achismo ou a intuição não são as melhores escolhas. É muito raro encontrarmos empresas e instituições de sucesso que chegaram a tal patamar tomando suas decisões assim. Logo, para ser bem-sucedido, é fundamental ter evidências concretas como base na hora de decidir investir, mudar ou manter os negócios do jeito que estão.
É aí que entra a análise de dados. Por meio dela, é possível saber a real situação da organização e saber quais devem ser os próximos passos.
O que é a análise de dados?
Podemos dizer que a análise de dados é o ato de transformar números em informações que auxiliam na tomada de decisão e na solução de problemas. Ela pode adotar diferentes métodos conforme a necessidade, são eles: descritivo, preditivo, prescritivo e diagnóstico.
Através dos dados coletados em diversas fontes da companhia - e-mails, planilhas, plataformas de gestão, documentos e outros - é possível obter um material muito útil, conhecido como big data. Quando agrupado, esse grande volume de informações pode ser analisado de forma técnica e usado a favor do negócio.
Uma pesquisa da MicroStrategy mostra que 94% das organizações consideram dados algo essencial para o desenvolvimento, uma vez que a análise dos mesmos permite que os gestores entendam a fundo todos os setores da companhia e consigam perceber o que deve ser feito para aprimorar os resultados.
Especialmente nas empresas que atuam em um mercado que muda de forma muito rápida, a capacidade de analisar informações e agir de acordo são de extrema importância.
5 motivos para usar a análise de dados ao tomar decisões
O primeiro motivo é obter um conhecimento melhor do mercado. Por meio de informações tiradas de redes sociais e outras interações dos clientes, pode-se encontrar padrões de comportamentos e preferências. Com isso, o negócio consegue desenvolver estratégias direcionadas para impactar de forma positiva o público e conquistar resultados mais relevantes.
O segundo motivo é ter um melhor controle dos processos da organização. Assim, é possível identificar quais etapas precisam ser modificadas e intensificar as que estão dando certo, a fim a prevenir prejuízos.
O terceiro motivo é realizar uma tomada de decisões mais rápida e assertiva. Isso acontece porque a análise mostra informações importantes em tempo real e de forma clara, por meio de porcentagens, gráfico, etc. Esses recursos proporcionam o rápido compartilhamento dos dados com os envolvidos, o que torna o trabalho mais organizado.
O quarto motivo é o aumento do foco dos funcionários. Quando a empresa sabe o que dá lucro, seus colaboradores conseguem se empenhar mais e bater as metas desejadas.
Já o quinto, mas não menos importante motivo, é que crises financeiras e outras situações não pegarão a companhia de surpresa. Ao utilizar a análise de dados, a segurança de desenvolver novos planos para inovar o negócio é maior. Desse modo, a organização é capaz de sempre oferecer produtos e serviços inéditos que atendam às necessidades dos clientes.
Tomar decisões baseadas em dados
Todas as empresas tomam decisões todos os dias, e estas influenciam de forma direta seus resultados. Infelizmente, por menor que seja, um erro pode trazer muitos prejuízos para o futuro de um negócio. Por isso, é primordial que o empreendedor tenha conhecimento de como a companhia está e quais as suas necessidades.
Quando informações não são coletadas e analisadas, é mais difícil identificar as falhas e problemas a serem resolvidos. É somente por meio da análise de dados que se consegue desenvolver estratégias assertivas.
A não utilização de dados concretos para a tomada de decisões pode gerar muitos impactos negativos nos processos da organização, até porque essas escolhas ficarão limitadas a intuições potencialmente equivocadas.
Como fazer uma boa análise de dados?
O primeiro passo para uma análise de dados efetiva é fazer um bom planejamento. Nele, é necessário definir os objetivos a serem alcançados, o orçamento, o cronograma e quais serão as pessoas encarregadas, por exemplo. Essa fase nunca deve ser pulada, senão as informações colhidas não terão valor. Sem um bom plano, se perder durante o processo se torna muito mais fácil.
Em seguida, é preciso escolher o foco da análise de dados. Por exemplo: se você quer saber em qual produto é melhor investir, não adianta analisar as informações da área de Recursos Humanos. Só se obtém respostas valiosas com as perguntas certas. Após defini-las, todas as informações reunidas nesse trabalho de pesquisa e que são relevantes para respondê-las devem ser anotadas.
A melhor forma de coletar e analisar esses dados é por meio de ferramentas capazes de buscá-los e facilitar suas interpretações sem erros. Para isso, é essencial trabalhar com alguma plataforma de Business Intelligence (BI), uma vez que elas automatizam essa coleta e ajudam a encontrar padrões.
Entre as opções mais usadas, podemos citar:
- Orange
- SAS
- Knime Analytics
Na Orange, o usuário consegue extrair informações por meio de programações visuais ou scripts Python em uma janela de terminal. Além disso, o programa também tem funções como a mineração de dados.
A plataforma SAS é uma empresa pioneira em BI, e uma das mais conhecidas do ramo. Ela é paga, mas oferece muitas funcionalidades e trabalha o conteúdo por meio de quatro ações: acessar, manipular, analisar e apresentar.
Já a Knime Anatytics é um software com diversos recursos que auxiliam a avaliar e a encontrar insigths escondidos. Uma vantagem dessa ferramenta é que ela é atualizada semestralmente.
Com esses e outros programas em mãos, você será capaz de analisar as informações do seu negócio com precisão e tomará decisões cada vez melhores.