Certificações na área de gerenciamento de projetos

Devido à grande competitividade no mercado de trabalho, os profissionais da área de gerenciamento de projetos buscam especializações para se destacarem no mercado de trabalho. Na maioria dos casos, um curso de MBA em Gerenciamento de Projetos é um ponto de partida, mas a certificação ainda é o grande objetivo dos profissionais que almejam estar dentre os mais procurados pelas empresas.

Em paralelo, as empresas que possuem um profissional certificado garantem que este conhece as práticas de gerenciamento e que os projetos estão sendo geridos por profissionais com competência comprovada nas necessidades requeridas para o sucesso de um projeto.

Entretanto, existem diferentes certificações desde as mais consolidadas no mercado até as mais específicas como as que utilizam metodologias ágeis para a gestão de projetos. As mais conhecidas utilizam metodologias próprias para o processo de certificação, já outras não possuem um guia para o gerenciamento de projetos, sendo mais abrangentes quanto ao conhecimento do profissional que está almejando a certificação.

Certificações PMI

O Project Management Institute (PMI) é a associação líder mundial para aqueles que consideram sua profissão a gestão de projetos, programas ou portfólios. Criada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, em 1969, o instituto garante que os seus recursos e suas pesquisas agreguem valor a mais de 2,9 milhões de profissionais que trabalham em quase todos os países do mundo para aprimorar suas carreiras, melhorar o sucesso organizacional e amadurecimento da profissão. O instituto reforça que seus padrões reconhecidos, programas de certificação, extensos programas acadêmicos e de pesquisas de mercado, capítulos, nossas oportunidades de voluntariado e desenvolvimento profissional são globalmente reconhecidos.

A metodologia criada pelo PMI está consolidada no PMBOK® (A Guide to the Project Management Body of Knowledge), um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos que consolida as boas práticas de gerenciamento para projetos de qualquer natureza. O PMBOK é uma das metodologias mais conhecidas ultimamente, sendo baseada na divisão em 10 áreas de conhecimento que devem ser avaliadas durante o ciclo de vida de um projeto, sendo elas, por exemplo, integração, riscos, custos, entre outras.

Para o processo de certificação, o profissional deve atender aos requisitos mínimos exigidos para cada uma delas e preencher a aplicação detalhada no momento da inscrição que será avaliada pelo instituto. O exame de certificação é realizado online e, caso o candidato não seja aprovado na primeira tentativa, ele pode refazer o exame considerando o prazo de 1 ano da data de aplicação.

As certificações oferecidas pelo PMI são divididas em 8 tipos e cada uma possui uma especificidade.

Certificação PMP® (Project Management Professional)

A certificação PMP é a mais reconhecida dentre as certificações que o instituto oferece, conhecida como o padrão-ouro. Esta certificação valida a competência para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes.

Os pré-requisitos para essa certificação são divididos em duas classes: A primeira requer ensino médio completo (diploma de ensino médio, grau de associado ou o equivalente global), 7.500 horas de liderança e gestão de projetos e 35 horas de treinamento em gestão de projetos. Já a segunda requer formação acadêmica de 4 anos (bacharel ou equivalente), experiência mínima de 3 anos no gerenciamento de projetos, pelo menos 4.500 horas de liderança e direção de projetos e 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Para a manutenção do certificado o profissional deve alocar horas, seja estudando, ensinando ou se voluntariando, que serão convertidas em PDU, ou seja, unidades de desenvolvimento, sendo 1 PDU equivalente a 1 hora gasta em atividades de gerenciamento de projetos.

Ou seja, para a manutenção desse certificado o profissional deverá obter 60 PDUs (unidades de desenvolvimento profissional) para cada ciclo de 3 anos.

Certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management)

Esta certificação demonstra o entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. É considerada como uma certificação inicial para quem não possui os pré-requisitos para a certificação PMP. Os pré-requisitos para a certificação CAPM® são ensino médio completo (diploma de ensino médio, grau de associado ou o equivalente global) e 23 horas completas de treinamento em gestão de projetos ou 1.500 horas de experiência comprovada no momento do exame. Para a manutenção da certificação, o profissional deve realizar o exame novamente a cada 5 anos.

Certificação PgMP® (Program Management Professional)

Segundo o PMI, essa certificação é aplicável para o profissional que gerencia vários projetos relacionados. E com ela, é possível gerenciá-los de maneira coordenada, obtendo benefícios que não seriam obtidos se esses projetos fossem gerenciados separadamente.

Os requisitos para a certificação PgMP são divididos em duas classes: A primeira é a formação de 4 anos (de bacharel ou equivalente), mínimo de 4 anos de experiência no gerenciamento de projetos e mínimo de 4 anos de experiência no gerenciamento de programas. E a segunda sendo o diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente), com mínimo de 4 anos de experiência no gerenciamento de projetos e mínimo de 7 anos de experiência no gerenciamento de programas.

Para manutenção do certificado PgMP, são requeridas as mesmas 60 PDUs ao final do ciclo de 3 anos semelhante ao certificado PMP.

Certificação PfMP® (Portfolio Management Professional)

A certificação de gerenciamento de portfólio garante que o gestor implemente iniciativas estratégicas de maneira mais assertiva, porque esta visa capacitar o profissional a preencher a lacuna entre estratégia e implementação.

Segundo o PMI, as organizações que são eficazes no gerenciamento de portfólio tiveram 62% dos produtos que atendem ou excedem o ROI esperado, de acordo com a pesquisa Pulse of the Profession® de 2012. Os gerentes de portfólio alinham projetos, programas e operações com objetivos estratégicos, investindo recursos no trabalho certo para fornecer o valor esperado. Essa certificação ilustra uma competência avançada no gerenciamento coordenado de um ou mais portfólios para atingir objetivos estratégicos.

Os pré-requisitos para essa certificação são divididos também em duas classes, porém todos os candidatos devem possuir, no mínimo, 8 anos de experiência profissional em negócios nos últimos 15 anos. A primeira requer ensino médio (diploma do ensino médio, diploma de associado ou equivalente global) e 10.500 horas de experiência em gestão de portfólio. A segunda, graduação de quatro anos (diploma de graduação ou o equivalente global) e 6.000 horas de experiência em gestão de portfólio.

Para a manutenção dessa certificação, são necessárias 60 PDU específicos em gerenciamento de portfólio a cada 3 anos.

Certificação PMI-PBA® (Professional in Business Analysis)

A certificação como especialista em análise de negócios possui um foco maior para aqueles profissionais que trabalham com as partes interessadas, auxiliam na definição de requisitos, na modelagem dos resultados do projeto e na obtenção dos resultados comerciais pretendidos.

Como pré-requisito para essa certificação, verificam-se duas classes. A primeira requer ensino médio completo, 7.500 horas de experiência em análise de negócios e 35 horas de ensino em análise de negócios. Já a segunda requer diploma de graduação ou o equivalente global, 4.500 horas de experiência em análise de negócios e 35 horas de ensino em análise de negócios.

Para a manutenção dessa certificação, são necessárias 60 PDU específicos em análises de negócios a cada 3 anos.

Certificação PMI-ACP® (Agile Certified Practitioner)

Essa certificação foi elaborada para os profissionais que aplicam os princípios ágeis e práticos em projetos. Ela requer uma combinação de treinamento, experiência e avaliação, fazendo referência a abordagens ágeis como SCRUM, XP, LEAN e Kanban.

Como pré-requisito para a certificação são requeridas 2.000 horas de experiências gerais em projetos trabalhando em equipes. Uma certificação PMP® ou PgMP® seria o suficiente para atender a este requisito, mas não é necessário para se aplicar à certificação PMI-ACP. Além de 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos ágeis ou com metodologia ágil. Este requisito é adicional às 2.000 horas de experiência gerais em projetos e 21 horas de contato em treinamentos de práticas ágeis.

Para manutenção dessa certificação, são necessárias 30 PDU específicos em gerenciamento ágil a cada 3 anos.

Certificação PMI-RMP® (Risk Management Professional)

Essa certificação reconhece o conhecimento demonstrado e expertise em áreas especializadas em avaliar e identificar riscos de projeto, e definir planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades.

Como pré-requisito para a certificação são observadas também duas classes. Na primeira, solicita-se ensino médio completo, 4.500 horas de experiência em gestão de riscos em projetos e 40 horas de ensino em gestão de riscos de projetos. Na segunda, graduação completa de quatro anos, 3.000 horas de experiência em gestão de riscos em projetos e 30 horas de ensino em gestão de riscos de projetos.

Para manutenção dessa certificação, são necessárias 30 PDU específicos em gerenciamento de riscos a cada 3 anos.

Certificação PMI-SP® (Scheduling Professional)

Essa certificação reconhece o conhecimento demonstrado e a experiência avançada na área especializada de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos. E ela também possui duas classes de pré-requisitos distintas

A primeira requer ensino médio completo, 5.000 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos e 40 horas de educação em gestão de cronograma de projetos. Para a segunda, graduação de quatro anos, 3.500 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos e 30 horas de educação em gestão de cronograma de projetos

A manutenção também é muito semelhante às anteriores, são necessárias 30 PDU específicos em gerenciamento de cronograma a cada 3 anos

Em breve falaremos sobre as certificações PRINCE2®, MPM e IAPM. Não percam, acompanhem nosso blog e redes sociais

Referência:

https://www.pmi.org/